A Estrada de casa - parte 2


Tive uma postagem sobre a estrada de casa, onde foi possível fotografar pássaros, árvores retorcidas do Cerrado, além das famosas "custelas de vacas" exitentes ao longo da estradinha precaria e simples que leva ao Sítio Namaste.Por ironia do destino, ou prescentimento foi bom ter feito os devidos comentários, isso porque, um belo dia saindo de casa, rumo a cidade de uberlândia, quando olho no horizonte, lá bem longe, vi as maquinas arrumando a estrada. Parei e perguntei pra um senhor que estava desmontando uma cerca. - Estão arrumando a estrada??? e ele me respondeu que eles estavam preparando-a para o asfalto.
Gosto de estar ali,porque me lembra muito zona rural. A velha estrada de 5 KM que liga a cidade à Chácara Bonanza, estava em desenvolvimento (progresso!).
Quando cheguei mais perto, onde as maquinas trabalhavam fiquei horrorizado! Em toda lateral precisou construir bolsões (buracos), para que tenha pra onde a àgua da chuva escoar, então, por este motivo, tiveram que arrancar todas as àrvore que faziam parte do corredor ecológico das fazenda que por ali existem. Entre as espécies, ainda me lembro bem, das Sucupiras brancas, Murici, Pequizeiros, Tamburiu...
Dos pássaros ainda sinto muita falta, sei que voltarão depois do susto que tiveram com tantas máquinas e barulhos que elas fizeram enquanto destruiam e confirmavam tal carnificina.
Atualmente a estrada esta toda levantada com o aterro que foi feito pra deslize de àgua da chuva, a velocidade dos veiculos e a circulação de pessoas na estrada aumentaram, tais impactos trazem a mortes para as aves de porte médio que existem por ali, entre elas posso citar a Seriema e os Gaviões Carcará.
As pessoas vêem o Progresso como uma valorização imobiliária, infelismente, a pouco tempo descobri que o plano diretor da cidade tende a crescer para zona oeste. sendo que, para o lado da cidade de Araguari este crescimento não é bem vindo por conta das várias barragens de hidrelétrica já construidas naquele Rio. Sabe-se que o Rio Araguari é o que tem mais barragens ao longo do seu curso no pais.
Fica aqui minha saudades pela velha e Root's estradinha de casa.

Read More......

Responsabilidade, Reciclagem...


Todos sabemos das difilculdades que temos em separar o material reaproveitavel do que realmente ira virar lixo.


Dentro desta visão resolvi escrever o que o Namaste Sítio Ecologico tem feito.


Primeiramente, as coisas começam no supermecado. Isto porque o "lixo" digamos assim, já vem embutidos nas milhões de embalagem dos produtos que consumimos e até mesmo nas formas que as levamos pra casa ( as famosas sacolinhas...).


Dê preferencias aos produtos com menor quantidade de embalagens, evite o isopor e o plástico. prefira as que vem em caixas ou sacolas de papel.


Na hora de pegar as suas marcas preferidas, leve em consideração o que a mesma faz pa ajudara com os problemas ligados ao meio ambiente. Uma empresa boa e seria sempre esta ligada as soluções mais convinientes.


Da mesma forma imponha ao estabelecimento das compras que ela adiquira produtos organicos e com o menor numero de embalagens possiveis.


Por final fica a dica da sacola de pano ou até mesmo as caixas vazias que estaram sempre disponiveis em qualquer supermercados. O importante mesmo é recusar as velhas formas de carregar nossos produtos tão preferidos que escolhemos todos os meses pra que façam parte da nossa alimentação.


O Namaste sítio Ecologico, dentro desses pensamentos, busca sempre um melhor entendimento entre o nescessario e o lixo que esses produtos geram.


Partindo desse principio separamos embalagens de plasticos, (sacos de arroz, feijão, sal, açucar, oléo, pet's...) papel entre outras materias primas, e procuramos uma usina de reciclagem na qual podemos doar esse material.


A Usina escolhida pelo Namaste fica no bairro Tubalina, por ser mais próxima do nosso caminho no dia-a-dia. (procure se informar da Usina de reciclagem mais proxima a sua casa.)


Então ao invés de vender este material, nos os pesamos e vamos somando pontos para que possamos fazer trocar de materias primas. EX: Levamos uma sacola de garrafas pet's pra usina e da usina levamos objetos achados e reciclados pelos catadores. dentre esses objetos já adquirimos sinos, madeiras, tijolos, lixeiras, tambores...


O importante e ter conciência de que cada um é responsavel pelas embalagens que vem nos produtos que gostamos. Mais ainda que destino oferecemos as mesma, já sabendo que essa materia prima tem interesse pro mercado da reciclagem.


As vezes o mais dificil é deixar acontecer essa mudança de hábito, mas garanto que depois de começado o programa de responsabilidade pelas emabalagem consumidas, tudo muda. Aprende-se que essa rotina faz parte do nosso dia-a-dia e que os unicos responsáveis, somos nois mesmo.


Valeu pela atenção


Até a próxima.

Read More......