Responsabilidade, Reciclagem...


Todos sabemos das difilculdades que temos em separar o material reaproveitavel do que realmente ira virar lixo.


Dentro desta visão resolvi escrever o que o Namaste Sítio Ecologico tem feito.


Primeiramente, as coisas começam no supermecado. Isto porque o "lixo" digamos assim, já vem embutidos nas milhões de embalagem dos produtos que consumimos e até mesmo nas formas que as levamos pra casa ( as famosas sacolinhas...).


Dê preferencias aos produtos com menor quantidade de embalagens, evite o isopor e o plástico. prefira as que vem em caixas ou sacolas de papel.


Na hora de pegar as suas marcas preferidas, leve em consideração o que a mesma faz pa ajudara com os problemas ligados ao meio ambiente. Uma empresa boa e seria sempre esta ligada as soluções mais convinientes.


Da mesma forma imponha ao estabelecimento das compras que ela adiquira produtos organicos e com o menor numero de embalagens possiveis.


Por final fica a dica da sacola de pano ou até mesmo as caixas vazias que estaram sempre disponiveis em qualquer supermercados. O importante mesmo é recusar as velhas formas de carregar nossos produtos tão preferidos que escolhemos todos os meses pra que façam parte da nossa alimentação.


O Namaste sítio Ecologico, dentro desses pensamentos, busca sempre um melhor entendimento entre o nescessario e o lixo que esses produtos geram.


Partindo desse principio separamos embalagens de plasticos, (sacos de arroz, feijão, sal, açucar, oléo, pet's...) papel entre outras materias primas, e procuramos uma usina de reciclagem na qual podemos doar esse material.


A Usina escolhida pelo Namaste fica no bairro Tubalina, por ser mais próxima do nosso caminho no dia-a-dia. (procure se informar da Usina de reciclagem mais proxima a sua casa.)


Então ao invés de vender este material, nos os pesamos e vamos somando pontos para que possamos fazer trocar de materias primas. EX: Levamos uma sacola de garrafas pet's pra usina e da usina levamos objetos achados e reciclados pelos catadores. dentre esses objetos já adquirimos sinos, madeiras, tijolos, lixeiras, tambores...


O importante e ter conciência de que cada um é responsavel pelas embalagens que vem nos produtos que gostamos. Mais ainda que destino oferecemos as mesma, já sabendo que essa materia prima tem interesse pro mercado da reciclagem.


As vezes o mais dificil é deixar acontecer essa mudança de hábito, mas garanto que depois de começado o programa de responsabilidade pelas emabalagem consumidas, tudo muda. Aprende-se que essa rotina faz parte do nosso dia-a-dia e que os unicos responsáveis, somos nois mesmo.


Valeu pela atenção


Até a próxima.

0 comentários: