A Estrada de casa - parte 2
Tive uma postagem sobre a estrada de casa, onde foi possível fotografar pássaros, árvores retorcidas do Cerrado, além das famosas "custelas de vacas" exitentes ao longo da estradinha precaria e simples que leva ao Sítio Namaste.Por ironia do destino, ou prescentimento foi bom ter feito os devidos comentários, isso porque, um belo dia saindo de casa, rumo a cidade de uberlândia, quando olho no horizonte, lá bem longe, vi as maquinas arrumando a estrada. Parei e perguntei pra um senhor que estava desmontando uma cerca. - Estão arrumando a estrada??? e ele me respondeu que eles estavam preparando-a para o asfalto.
Gosto de estar ali,porque me lembra muito zona rural. A velha estrada de 5 KM que liga a cidade à Chácara Bonanza, estava em desenvolvimento (progresso!).
Quando cheguei mais perto, onde as maquinas trabalhavam fiquei horrorizado! Em toda lateral precisou construir bolsões (buracos), para que tenha pra onde a àgua da chuva escoar, então, por este motivo, tiveram que arrancar todas as àrvore que faziam parte do corredor ecológico das fazenda que por ali existem. Entre as espécies, ainda me lembro bem, das Sucupiras brancas, Murici, Pequizeiros, Tamburiu...
Dos pássaros ainda sinto muita falta, sei que voltarão depois do susto que tiveram com tantas máquinas e barulhos que elas fizeram enquanto destruiam e confirmavam tal carnificina.
Atualmente a estrada esta toda levantada com o aterro que foi feito pra deslize de àgua da chuva, a velocidade dos veiculos e a circulação de pessoas na estrada aumentaram, tais impactos trazem a mortes para as aves de porte médio que existem por ali, entre elas posso citar a Seriema e os Gaviões Carcará.
As pessoas vêem o Progresso como uma valorização imobiliária, infelismente, a pouco tempo descobri que o plano diretor da cidade tende a crescer para zona oeste. sendo que, para o lado da cidade de Araguari este crescimento não é bem vindo por conta das várias barragens de hidrelétrica já construidas naquele Rio. Sabe-se que o Rio Araguari é o que tem mais barragens ao longo do seu curso no pais.
Fica aqui minha saudades pela velha e Root's estradinha de casa.
0 comentários:
Postar um comentário